Opt-in, Soft Opt-in e Opt-out



Opt-in

Para que você possa começar a trabalhar com e-mail marketing o primeiro passo é a coleta de endereços de e-mail válidos, que são endereços de pessoas que realmente consentiram em fazer parte de sua base de dados e estão cientes do tipo de correspondência que irão receber. Estes são os chamados endereços Opt-in. Uma forma de conseguir usuários Opt-in para sua base de dados é através de formulários de contato ou cadastro em seu website que contenham um campo com a opção para receber e-mails da empresa. Desta forma, você oferece a possibilidade de escolha a seus usuários e trabalha apenas com e-mails legítimos, das pessoas que estão realmente interessados em seus produtos.

Outra forma é inserir, em todas as páginas de seu website, um campo exclusivo para cadastro de e-mails, como exemplo: "Insira seu e-mail aqui para receber nossos informativos" e divulgar estes boletins no site, de forma que os usuários tenham acesso ao tipo e qualidade de informação que receberão em seus e-mails ao efetuarem o cadastro, incentivando-os a preencher.

Rela√ß√Ķes comerciais - Soft Opt-in

Voc√™ tamb√©m pode enviar correspond√™ncia a endere√ßos de e-mail que estabeleceram uma rela√ß√£o comercial com voc√™ ou sua empresa, rela√ß√Ķes que resultaram em transa√ß√Ķes comerciais entre o remetente e o destinat√°rio da mensagem, correspond√™ncia previamente iniciada por um indiv√≠duo, incluindo a solicita√ß√£o de informa√ß√Ķes, respostas a question√°rios de pesquisas, concursos ou contato off line. Por isso, armazene os e-mails de todos que entraram em contato com voc√™, pois √© mais uma forma de enriquecer sua base de dados com endere√ßos leg√≠timos.

Opt-out

Os usuários que se cadastram em seu website ou que optam, a princípio, por receber seus boletins periódicos, devem sempre ter a opção de, quando quiser, não mais fazer parte de sua base de dados. Deve-se sempre colocar na mensagem um link para Opt-out. O usuário clica neste link e automaticamente será removido da base Opt-in, de forma clara e com um ou poucos cliques.




Links relacionados:

Pontos de prospecção de cadastros
Double Opt-in