Política Anti-Spam



Qual é nossa Política Anti-Spam?

Consideramos como Spam qualquer e-mail enviado sem a solicitação do(s) destinatário(s) e com textos generalizados, como o uso de uma mensagem padrão para diversos e-mails.

Este tipo de mensagem normalmente tem o objetivo de convencer a compra de algum produto ou serviço, ou simplesmente direcionar a algum site na Internet. Inicialmente pode não parecer um problema, porém com o crescimento da internet este tipo de envio prejudica usuários e provedores, sendo considerado inconveniente, congestionando redes, consumindo tráfego e comprometendo a qualidade dos serviços.

Envio de Newsletters

Muitos clientes recebem cadastros através de formulários em seus sites para envio de newsletters. Este tipo de envio não é considerado Spam desde que no momento do cadastramento estas pessoas tenham autorizado o recebimento de e-mails e que sempre exista um link, em cada mensagem enviada, para a remoção da lista. Este link tem que ser simples, facilmente visível e funcional. Se é solicitada a remoção de um e-mail da lista e este volta a receber mensagens, isto é considerado Spam.

Notificações de Spam

Quando Spam's (e-mail's indesejados) são recebidos, muitos notificam o provedor responsável pelo servidor/IP ou encaminham o problema às listas de bloqueio de servidores de e-mail, as quais também encaminham uma notificação ao provedor aguardando por uma explicação. Se muitas notificações são recebidas e medidas não são tomadas, o IP é colocado em blacklists. Com o IP em blacklists, outros provedores também não irão mais aceitar e-mails a partir deste IP, causando transtornos e prejuízos financeiros para a nossa empresa e para o cliente, que também não terá mais interesse em utilizar este servidor/IP já que seus e-mails não chegarão ao destino.

Não estou enviando Spam mas recebo notificações. O que está acontecendo?

O cliente é o único responsável pelas mensagens enviadas, pelo conteúdo das mensagens e seus destinatários, e tem a responsabilidade de mantê-la da melhor forma possível. Mesmo se considerar não estar enviando Spam e receber notificações, estará causando transtornos para a nossa empresa. Caso estas notificações não sejam "tratadas", o IP pode ser bloqueado conforme exposto acima.

Política Anti-spam

Toda empresa que se torna cliente, aceita automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço, o compromisso de não praticar Spam em qualquer uma de suas modalidades ou manifestações.

Combate ao Spam

Para combater à prática de Spam, são adotas as seguintes medidas:

• Informativas ou Educativas: destinadas a esclarecer não só os clientes, mas também o público em geral;
• Tecnológicas: recursos colocados à disposição dos clientes, para assegurar o uso das boas práticas;
• Repressivas: condições contratuais que autorizam a Target Box a cancelar o acesso aos serviços daqueles clientes que violarem o compromisso anti-spam assumido no ato da contratação dos serviços, sem prejuízo das demais medidas cabíveis, previstas contratualmente.

Conceitos Soft-opt-in e Opt-in

• Soft-opt-in – envio de mensagens sem Opt-in, porém sempre a partir da prévia e comprovável relação comercial ou social entre o remetente e o destinatário.
• Opt-in – é a permissão prévia concedida pelo destinatário e comprovável pelo remetente, autorizando o envio de e-mail marketing por um determinado remetente.

Sugestões

Nossa experiência mostra que em 99,9% dos casos os únicos clientes que recebem notificações de Spam são os que enviam newsletters ou estão efetivamente enviando Spam a partir de seus servidores. Recomendamos as seguintes medidas para clientes que enviam newsletters:

• Não compre listas de e-mail na internet - Os e-mails que constam nestas listas não autorizaram o recebimento de suas mensagens. Muitas destas listas obtém e-mails automaticamente na internet e possuem "Spamtraps", e-mails criados por RBL's (listas de bloqueio em tempo real), colocados em locais na internet onde somente robôs irão utilizá-los. Desta forma qualquer mensagem recebida por estes e-mails é classificada como Spam.

• Não obtenha lista junto a terceiros - Pode ter problemas similares aos expostos no item anterior.

• Monitore sua lista - Utilize um sistema que mantenha a data de cadastramento do e-mail e o IP que forneceu este e-mail. O sistema deve também manter o IP (e a data) de quem solicitou a remoção de determinado e-mail e evitar seu recadastramento.

Denuncie

É importante sempre denunciar o Spam, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la. Se você identificou uma mensagem indesejada originada de alguma de nossas plataformas, você pode agir de duas formas:

• Acione o mecanismo de Opt-out: Todas as mensagens enviadas possuem, no rodapé, um link para cancelamento da inscrição. Este mecanismo é tratado com responsabilidade de forma que nossos clientes não podem reativar cadastros em Opt-out. A reativação apenas pode ser realizada por nossos profissionais após pedido do cliente que deverá apresentar solicitação formal feita pelo próprio destinatário.

• Reporte-nos sobre o Spam: Encaminhe para o e-mail abaixo o cabeçalho da mensagem ou a mensagem completa, como anexo, para que possamos analisar sua origem e responsabilizar o emissor. Se a plataforma Target Box foi utilizada de forma indevida e você recebeu uma mensagem indesejada originada dela, denuncie através do e-mail: abuse@targetbox.com.br