Yahoo torna o DMARC obrigatório para receber mensagens

15/04/14


Yahoo Mail

Se antes enviar e-mails sem as autenticações de remetente utilizadas pelo DMARC poderiam fazer suas mensagens irem para a pasta de spam, agora elas poderão ser simplesmente descartadas, caso o domínio de remetente não esteja devidamente configurado.

Recentemente o Yahoo anunciou uma mudança em sua política de recebimento de e-mails que irá afetar os remetentes que não possuem as autenticações de remetente em seu domínio.

Abaixo segue um exemplo da mensagem de erro retornada pelo Yahoo, ao rejeitar a mensagem:

Erro "554 5.7.9: a mensagem não foi aceita por razões de política interna" ao enviar um email para Yahoo.

O que é o DMARC

O DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) é uma especificação técnica criada com a intenção de reduzir o potencial de fraudes e abusos por e-mail, como o spoofing e o phishing, padronizando o modo com que os provedores de e-mail realizam a verificação e a autenticação das mensagens recebidas.

Na verificação, os provedores utilizam os mecanismos de SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (Domain-Keys Identified Mail), portanto, a partir de agora, para ser validado pela política de aprovação do DMARC do Yahoo, os domínios remetentes precisam, obrigatoriamente, ter estes dois protocolos configurados. Se um deles falhar, as mensagens serão bloqueadas, não sendo mais entregues aos usuários, nem na caixa de spam.

A Target Box implementou o DMARC para se adequar às normas aderidas pelo mercado, logo quando esta especificação foi lançada, garantindo aos seus clientes que eles sempre serão reconhecidos como legítimos pelos provedores, não tendo suas mensagens descartadas.

Antes mesmo do lançamento do DMARC, a Target Box já adotava todos os protocolos de autenticação existentes, indo além da utilização do SPF e DKIM, implementando também o Sender ID Framework e reforçando a assinatura DKIM com a utilização do antigo DomainKeys junto, que ainda é consultado por muitos serviços de e-mail.

No atual cenário do e-mail marketing, as configurações de autenticação de remetente tornaram-se essenciais para evitar que suas mensagens sejam bloqueadas ou encaminhadas para o lixo eletrônico. Por outro lado, quem segue as boas práticas de e-mail marketing e realiza os envios com remetentes autenticados só tem a ganhar.

A Target Box sempre recomenda o envio de e-mail marketing utilizando um endereço de remetente de domínio próprio ([email protected]). Isso garante maior credibilidade perante os destinatários, ao enviar a partir de um endereço que está em concordância com a marca e o site da sua empresa.

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e artigos sobre e-mail marketing.


* Nome
* E-mail

Twitter