Investimentos em e-mail marketing devem chegar a 2 bilhões de dólares em 2014

07/04/14


Investimentos em e-mail marketing

Embora haja investimentos massivos em publicidade nas redes sociais, o e-mail ainda consegue ser um dos principais canais de marketing para produtos e serviços de empresas do mundo todo. Segundo estimativas da consultoria Forrester Research, os gastos com ferramentas de e-mail marketing devem passar de US$ 1,3 bilhão, valor registrado em 2010, para aproximadamente US$ 2 bilhões em 2014. Os investimentos são menores do que os feitos em publicidade em sites como Facebook, Twitter ou Google+, de US$ 5 bilhões, conforme dados da Deloitte.

O crescimento do e-mail marketing ao longo dos anos comprova que a ferramenta não está sofrendo declínio com a ascensão das redes sociais, muito pelo contrário, sendo cerca de 40 vezes mais eficiente do que estes sites quando o assunto é conversão.

Segundo Adrian Drury, da consultoria britânica Ovum: "Com o crescimento da comunicação entre marcas e consumidores nas redes sociais, muitos acreditaram que o e-mail marketing iria morrer, mas isso não acontecerá tão cedo". Para o especialista, a principal explicação está no fato de que a publicidade em redes sociais é mais utilizada para atrair consumidores para o primeiro contato com a marca, enquanto o e-mail marketing é usado para manter o relacionamento já criado entre empresa e cliente. A rentabilidade é outro ponto a favor do e-mail marketing.

Outros números interessantes são os da Direct Marketing Association (DMA), que mostram que para cada dólar investido na ferramenta, aproximadamente R$ 1,95, há retorno de US$ 44,25 (cerca de R$ 86,00) em novas vendas.

O e-mail marketing continua sendo uma excelente opção de mídia e é ainda mais forte nos países onde a internet e o e-commerce estão amadurecendo. Nesses mercados, ele serve como "porta de entrada" para as lojas virtuais, ao lado das ferramentas de busca.

No mês de novembro no Brasil por exemplo, o e-mail marketing gerou 9,3% do tráfego de todas as lojas virtuais e sites de classificados, conforme dados da Experian Hitwise, registrando um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo período, as redes sociais foram responsáveis por 8,6% do tráfego, com um aumento de 18,2%.

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