Glossário de E-mail Marketing

12/01/14


Glossário de Email Marketing

O mais completo glossário de e-mail marketing da internet

Há muitas coisas para se saber no mundo do e-mail marketing. Então, nós queremos ajudá-lo a aprender o quanto quiser! Abaixo você pode navegar em ordem alfabética pelos termos mais comuns que utilizamos em nossos posts e documentação.

Affiliate (Afiliado): Parceiro de marketing que promove produtos e serviços através de programas publicitários em acordo firmado para pagamento por resultados.

Affiliate Marketing (Marketing de Afiliados): Programas de afiliados que baseiam-se em um sistema de anúncios onde o site do afiliado coloca um link para o site do anunciante, ganhando uma comissão sobre cada conversão que gere para o site da marca anunciante através do link colocado em seu site, seja ganhando um valor x por lead ou comissão por venda. Também pode ser utilizado para gerar tráfego para o site do anunciante. Se o site possuir um ponto de coleta de e-mails, poderá enviar campanhas de e-mail disponibilizadas pelas marcas anunciantes para sua base de e-mails obtidos legitimamente através do site.

Alt Tag: É um atributo de HTML que pode ser utilizado nos elementos img, area, input e applet. Especialmente importante para imagens, permite lhes atribuir um texto alternativo quando não são exibidas. Em e-mail marketing, muitos clientes de e-mail bloqueiam a visualização das imagens quando o remetente é desconhecido. Nesta situação em que o destinatário abre a mensagem com as imagens bloqueadas, ele pode ler o conteúdo de texto atribuído com ALT para cada uma delas e decidir se permite a exibição das imagens.

AntiSpam: Recurso utilizado em servidores de e-mail para filtrar mensagens indesejadas (spam). A filtragem é realizada através de testes, nos quais a mensagem passa por verificações de diversas regras de conteúdo definidas na ferramenta antispam. Para cada regra quebrada uma determinada pontuação é atribuída à mensagem que, ao atingir um certo nível de pontos, passa a ser classificada como spam. Como exemplo, servidores baseados na ferramenta SpamAssassin consideram como spam as mensagens que recebem 5 pontos ou mais no teste antispam. Falsos positivos podem ocorrer, mas são raros.

AntiSpam Compliance: São vários processos que ocorrem paralelamente com o objetivo de combater o spam. Ex.: Autenticação dos Servidores de e-mail, integração com webmails, SPF, DKIM, opt-out automático, treinamento de pessoal, etc.

Aplicativos como um Serviço (SaaS): Conhecido também como Software as a Service (SaaS), é um modelo de desenvolvimento de software onde um aplicativo é armazenado em um provedor de serviços na internet, para ser utilizado por diferentes usuários. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a infraestrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação, etc.) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor recorrente pelo uso.

API (Application Program Interface): Software que permite a integração entre diferentes aplicativos para troca de dados e acesso a determinadas funções via programação. Por exemplo, um cliente pode ter uma conexão API para carregar informações de um banco de dados para um sistema de envio de e-mails e, por outro lado, receber dados do sistema de envio.

Assunto: ver subject.

Autenticação de remetente: Estabelecer a identidade e a reputação de envio, através de domínios ou provedores de serviços de certificação. Se um e-mail não está autenticado, enfrenta mais problemas com os filtros antispam, não chegando na caixa de entrada dos destinatários.

Autoresponder (Respostas Automáticas): Mecanismo que permite enviar automaticamente uma mensagem de e-mail mediante um gatilho acionado pela interação entre o destinatário e um e-mail enviado a ele anteriormente. Por exemplo, pode-se criar e programar uma mensagem para ser enviada após um determinado tempo que o cliente abriu um e-mail ou após ele clicar em um link específico presente em uma mensagem. Outro exemplo seria enviar uma mensagem diferente conforme a data em que o primeiro e-mail foi aberto.

No webmail convencional, este recurso é utilizado para enviar automaticamente uma resposta para alguém que enviou uma mensagem para o seu endereço. Os usos mais comuns de autoresponders são para confirmar inscrições, e-mails de boas-vindas e perguntas de suporte ao cliente.

Blacklists (Listas Negras): Listas que contém endereços de e-mail, domínios ou endereços IP de servidores que fazem spam. Listas negras podem ser criadas e administradas pelos provedores de e-mail ou pelos próprios usuários, através de filtros configurados em seus programas de leitura de e-mails. São utilizadas para bloquear e-mails e remetentes indesejados.

Bounce: E-mails que são devolvidos ao remetente. Podem ser "Tira-teimas", respostas automáticas ou mensagens de erro. Quando ocorre um erro na entrega do e-mail, o servidor do destinatário devolve o e-mail e informa o código do erro. Existem dois tipos de erros: soft bounce (retorno leve) e hard bounce (retorno crítico), conforme o código do erro do e-mail que voltou.

Broadcast email: Enviar uma mesma mensagem para um grande número de pessoas diferentes ao mesmo tempo.

Bulk email: Ver e-mail em massa.

Business-to-Business (B2B): Comunicação de empresas que vendem ou se relacionam com outras empresas.

Business-to-Consumer (B2C): Comunicação de empresas que vendem ou se relacionam com os consumidores finais.

Cabeçalho do e-mail: Dados de roteamento e informações que estão no início de uma mensagem de e-mail, incluindo o nome do remetente, endereço de e-mail, IP do servidor de origem da mensagem, endereço de IP do destinatário, informações de autenticação de domínio e qualquer tipo de transferência durante o processo de envio.

Call to action: Texto ou botão com link que chama o destinatário a interagir, clicar, tomar uma ação esperada pelo remetente da mensagem. Ex.: um botão com uma chamada para realizar um cadastro, inscrição ou download.

Campanha de e-mail marketing: Ação de criar e enviar e-mails com objetivos específicos, como converter vendas, fazer branding ou criar relacionamentos, com mensuração de resultados.

CAN-SPAM: Lei americana que regulariza a utilização comercial do e-mail marketing. É a sigla para Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography and Marketing Act of 2003.

Catch-all: Conta de correio catch-all é uma conta que recebe todo o correio eletrônico enviado para endereços não existentes de determinado domínio, garantindo assim que nenhuma mensagem para esse domínio se perca. A criação de contas catch-all não é recomendada, pois ficam sujeitas a receber grandes quantidades de spam. Por outro lado, endereços catch-all podem ser utilizados para a criação de spamtraps.

Certificação ReturnPath: Certificado cedido pela empresa ReturnPath, onde o proprietário do certificado se compromete a cumprir as boas práticas de e-mail marketing e a ReturnPath auxilia a aumentar a entregabilidade bem como sempre mostrar as imagens carregadas por padrão nos ISPs/ESPs.

Click-to-Open Rate (CTOR): Representa a relação entre a quantidade de pessoas que clicou em algum link do e-mail e o total de aberturas únicas da campanha.

Click-through: O clique em um link. É o ato de clicar na peça de e-mail e ser levado ao destino especificado.

Click-through Rate (CTR): Porcentagem de cliques únicos sobre o total de e-mails enviados. Representa a relação entre a quantidade de pessoas que clicou em algum link do e-mail e o total de destinatários da campanha, em percentual.

Cliente de e-mail: Clientes de e-mail ou gerenciadores de e-mails são programas para a visualização e organização de mensagens de e-mail. Os clientes de e-mail podem ser web, como o Gmail, Hotmail, Yahoo etc ou desktop, como o Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, Apple Mail etc.

Clique único: Contabilização apenas do primeiro clique do destinatário em cada link do e-mail.

Complaint rate: É a relação entre o somatório das reclamações geradas a partir de uma campanha de e-mail em relação ao total de e-mails enviados. Normalmente é expressa em percentual. Os destinatários podem reportar usando o botão "Isto é Spam" presente nos seus clientes de e-mail.

Conversão: É quando se atinge uma meta pré-estabelecida, como uma venda ou uma ação desejada por parte do destinatário, como a realização de um cadastro ou inscrição, originada da campanha executada.

Co-registration: Acordo entre parceiros onde são compartilhadas informações coletadas de usuários através de formulários de cadastro, informações sobre compras etc, desde que eles sejam claramente informados que as informações coletadas serão compartilhadas com parceiros e obrigatoriamente deverá ter um campo onde os usuários possam escolher se desejam compartilhar ou não as suas informações pessoais.

CPA (Cost per Acquisition): Custo para gerar um novo lead, ou opt-in na lisa de newsletter ou um cliente. Normalmente, a despesa de campanha total é dividida pelo número de leads, assinantes ou clientes que produziu para determinar o valor.

CPC (Cost per Click): Custo total da ação divido pelo número de cliques que a mesma obteve.

CPM (Cost per Mille): Custo divido por mil. O CPM agrega toda a ação de e-mail marketing (planejamento, criação, envio e análise) ou o custo individual de cada etapa.

CRM (Customer Relationship Management): Termo utilizado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou um sistema integrado de gestão com foco no cliente.

CSS (Cascading Style Sheets): É o conjunto de propriedades e valores que definem a apresentação dos documentos que utilizam linguagem de marcação (HTML, XML, XHTML). Em XHTML, pode ser utilizado de três formas diferentes: em arquivos externos, dentro do próprio XHTML no cabeçalho do código ou embutido no XHTML em forma inline, ou seja, estilos declarados dentro das próprias tags.

CTOR (Click-to-Open Rate): É a métrica que indica quantas pessoas que abriram uma mensagem de e-mail clicaram em um link. O cálculo normalmente utilizado é a divisão de cliques únicos por visualizações únicas.

CTR (Click-through Rate): É a métrica que mensura o retorno de cliques em uma mensagem (independente de sua visualização) em relação ao volume de e-mails enviados. É um indicador muito utilizado para medir se a campanha fez sucesso. Conforme os padrões internacionais, o CTR é calculado dividindo o total de cliques pelo número de e-mails enviados.

Database: É a base de dados que contém as informações dos destinatários que receberão e-mail marketing.

DKIM (Domain Keys Identified Mail): É um sistema de assinatura de mensagens com criptografia de chaves que serve para validar a autenticidade de um e-mail.

DNS (Domain Name System): Chamado em português de Sistema de Nomes de Domínios, é um serviço na internet que traduz nomes de domínios em endereços IP.

DNS Reverso: Processo que verifica se um IP corresponde corretamente a um domínio, é um método popular para detectar spammers.

DomainKeys: Método de identificação do remetente criado por uma iniciativa conjunta entre a Yahoo! e Cisco que utiliza chaves públicas e privadas.

Domínio de remetente: É a parte do endereço de e-mail que está após o símbolo @. Geralmente, corresponde a um endereço de website sem o prefixo WWW.

Double opt-in: Processo onde os usuários que assinam uma newsletter ou qualquer outro tipo de ação de e-mail marketing devem confirmar que desejam receber estas mensagens. Isto normalmente é feito através de um link enviado por e-mail.

E-mail harvesting: Um processo automático onde um robô procura endereços de e-mail em páginas na web e armazena em um banco de dados. Este banco normalmente é vendido para spammers.

E-mail marketing: É a mensagem de correio eletrônico enviada e recebida pela internet que tenha por objetivo divulgar ou ofertar produtos ou serviços, manter relacionamento com base de destinatários ou, ainda, propiciar atendimento ao cliente.

strong>E-mail transacional: Mensagem de e-mail marketing enviada automaticamente, em resposta a uma ação do usuário, como por exemplo, uma conversão no website ou uma demonstração de interesse por determinado item através do clique.

ERP (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial): É um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

Erros permanentes (Hard bounces): São erros conhecidos como hard bounces que podem ocorrer no envio de um e-mail. Diz-se permanentes pois o endereço destinatário não está mais ativo e não poderá mais receber mensagens. Podem ser causados, por exemplo, quando as pessoas usam seus e-mails corporativos como contato e, mais tarde, deixam a empresa em que trabalhavam e o endereço de e-mail é desativado pela empresa.

Erros temporários (Soft bounces): São erros conhecidos como soft bounces, que podem ocorrer no envio de um e-mail. Diz-se temporários, pois são problemas possíveis de serem resolvidos, já que podem ter sido causados por uma caixa postal cheia ou por um problema temporário no servidor de destino.

ESP (Email Service Provider): ESP é o termo que designa Provedor de Serviços de E-mail. Ex.: Hotmail, Gmail, BOL etc. Também é utilizado para descrever empresas que fornecem serviços de e-mail marketing e e-mail transacional.

Event-triggered email: Mensagens pré-programadas enviadas automaticamente baseadas em um evento sazonal como Natal, Páscoa, Data de aniversário ou em uma ação do usuário no website.

Falso positivo: Mensagem legítima que por engano foi classificada como spam pelo provedor de serviço de e-mail ou pelo software antispam do destinatário.

Filtro Bayesian: Muito utilizado em software antispam. Este filtro trabalha com a análise do cabeçalho e corpo de cada e-mail atribuindo pontos negativos para as ocorrências de palavras ou termos proibidos encontrados.

Filtro de e-mail: Software que organiza em categorias, separa ou agrupa os e-mails recebidos, baseados nas informações do remetente, do cabeçalho do e-mail ou do conteúdo da mensagem. Os filtros podem ser aplicados pelo próprio destinatário, pelo cliente de e-mail ou pelo provedor do serviço.

Firewall: Dispositivo de hardware ou software que é configurado para permitir, negar ou monitorar dados que trafegam em uma rede de computadores.

Funil de acompanhamento: Funil de acompanhamento ou funil de conversão é o mapeamento das URLs por onde os internautas deverão percorrer até a conclusão de um cadastro ou uma compra.

Gadget: São miniaplicativos que oferecem funcionalidades específicas, desenvolvidos para serem acoplados a sistemas mais completos, adicionando novas funcionalidades à estes.

Greylisting: Servidores de e-mail que possuem o Greylisting configurado rejeitarão temporariamente qualquer e-mail de um emissor desconhecido. Caso o emissor seja um servidor de e-mail legítimo, não um software de spam, tentará enviar a mensagem novamente em um intervalo de tempo aceito pelo servidor de destino. Para sistemas de spam é praticamente entendível que tal tentativa não ocorrerá ou caso ocorra, em um intervalo de tempo não aceito pelo destinatário repetidas vezes, será adicionado às listas antispam DNSBLs.

Hard bounce (Retorno crítico): Erro crítico na entrega do e-mail. Este erro está relacionado principalmente à tentativa de envio de mensagens para e-mails inexistentes.

Higienização de Listas: É o ato de remover, periodicamente, os erros permanentes e opt-outs da base de contatos, de forma que ela contenha apenas endereços válidos e ativos.

House list: Lista de e-mails que uma empresa desenvolve por conta própria através do processo de Double Opt-in.

HTML: Acrônimo para a expressão HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. É uma linguagem de marcação e utilizada para produzir páginas web e mensagens de e-mail marketing.

HTTP: HTTP é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

HTTPS: HTTPS é a implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada.

IMAP: Protocolo padrão para acessar e-mails em um servidor.

Inbound Marketing: Metodologia de marketing que consiste em atrair leads oferecendo conteúdos relevantes, ganhando confiança e construindo relacionamento com o cliente até o momento da venda.

IP: Um endereço IP é um endereço único que certos dispositivos eletrônicos utilizam para se identificar e comunicar-se em uma rede de computadores que utiliza o protocolo IP, em termos simples, é um endereço de computador. Qualquer participante de uma rede incluindo roteadores, computadores, servidores, impressoras e alguns telefones podem ter seus endereços únicos. O endereço IP também pode ser visto como o equivalente a um endereço residencial ou um número de telefone de um computador conectado à internet.

ISP (Internet Service Provider): Um ISP é um Provedor de Serviços de Internet. Ex.: Terra, UOL.

Javascript: Linguagem de programação criada em 1995 pela Netscape utilizada, principalmente, para validar o preenchimento de formulários e para prover interação do usuário com a página. O Javascript também é requisitado na programação em AJAX. Não pode ser utilizado em peças de e-mail marketing, pois não são aceitos pelos clientes de e-mail.

kilobyte (kbyte): Uma medida de memória ou armazenamento. Um kilobyte é aproximadamente mil bytes (tecnicamente, o número 2 elevado à 10ª potência ou 1.024 bytes). Também representado como KB, Kbyte, kbyte. O tamanho das mensagens enviadas por e-mail é medido em kbytes.

Landing Page: Ver página de conversão.

List fatigue (Fadiga da Lista): Enviar mensagens irrelevantes e em excesso para um determinado público causa irritação e diminuição das taxas de visualização, clique e conversão. Esse comportamento do público é denominado list fatigue.

List Growth Rate (Taxa de Crescimento de Lista): O quão rápido sua lista de contatos cresce, seja adicionando endereços opt-in obtidos no mundo offline ou através de formulários opt-in online. O crescimento natural da lista e sua constante renovação é um indicador de saúde e entregabilidade da lista de contatos.

Lixo eletrônico: Ver spam.

Mail bomb: Tentativa organizada de derrubar um servidor de e-mails enviando em um curto período de tempo muito mais mensagens do que ele poderia suportar.

Mail loop: Erro de configuração entre dois servidores de e-mail, geralmente acontece quando um servidor mal configurado desencadeia respostas automáticas seqüenciais.

Mail Server (Servidor de e-mails): Programa ou computador que armazena e distribui os e-mails para as caixas postais ou encaminha e-mails de um servidor para outro dentro de uma rede de computadores.

Mailing list: Lista de endereços de e-mails que recebem mensagens de e-mail marketing ou de grupos de discussão.

mailto: Método do HTML que é utilizado para tornar um endereço de e-mail clicável (mailto:[email protected]). Quando o link é clicado o cliente de e-mail do usuário é aberto e o endereço de e-mail é inserido no campo ?To:? em uma mensagem em branco.

Mobile email marketing: É a mensagem de e-mail marketing otimizada e direcionada para usuários que costumam ler seus e-mails em dispositivos mobile, como PDAs e smartphones.

MTA (Mail Transfer Agent): MTA é o software responsável por encaminhar as mensagens de e-mail do servidor remetente para o servidor dos destinatários.

MUA (Mail User Agent): Ver cliente de e-mail.

Multi-part MIME: Formato de mensagem de e-mail que inclui versões HTML e texto puro na mesma mensagem. A maioria dos clientes de e-mail que recebem mensagem deste formato exibem a versão que foi configurada no sistema do usuário, geralmente em HTML. Sistemas que não suportam HTML exibem a versão texto puro.

Newsletter: Mensagem de e-mail marketing do tipo informativo que tem como objetivo a divulgação de conteúdos relacionados a um determinado tema. É muito útil para comunicação periódica, como envio de notícias, dicas de tendências, opiniões, promoções etc.

Open Relay: Um servidor é classificado como "open relay" quando processa um e-mail onde o remetente não é usuário do servidor em questão. Servidores "open relay" geralmente são bloqueados pelos servidores de recebimento de e-mails.

Opt-in: Solicitação individual e espontânea de um usuário que deseja fazer parte de uma lista de e-mails e receber newsletter, ofertas de produtos ou qualquer outro tipo de comunicação enviada por e-mail para esta lista.

Opt-out: Solicitação individual de um usuário que quer ter seu e-mail retirado de uma determinada lista de e-mails.

Outbound Marketing: É o marketing tradicional, em que empresas usam publicidade para divulgar seus produtos e serviços aos consumidores. Suas estratégias e canais não focam em um público específico. Exemplos: comerciais de TV, revistas e outdoors.

Página de conversão: É a página para onde os usuários são direcionados ao clicarem em um anúncio de PPC ou de e-mail marketing. Elas são ricas em conteúdo e oferecem detalhes sobre o produto ou serviço divulgado e é otimizada para obter a conversão do usuário. Geralmente, a página de conversão não pode ser acessada a partir de nenhum link do website, não apenas para obter um tráfego qualificado, mas um tráfego que resulte em conversões.

Personalização: A personalização é o personagem principal do marketing one-to-one, que tornam as comunicações relevantes e únicas para cada destinatário. As técnicas de personalização incluem adicionar o nome do contato no Subject ou no corpo da mensagem, exibir suas preferências de compras, realizar envios de acordo com determinados períodos especiais, como aniversário e férias etc.

Phishing: Phisshing ou phishin scam é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações pessoais, tais como senhas e números de cartão de crédito. O golpista tenta se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável e envia e-mails solicitando os dados pessoais das possíveis vítimas ou com links de vírus e outros tipos de programas maliciosos.

Plain text: Mensagem de e-mail que não possui nenhum tipo de formatação.

Política de privacidade: É uma descrição clara de como a empresa vai utilizar o endereço de e-mail e outras informações coletadas via opt-in, oferta de parceiros ou outras funções. É importante que fique claro para o usuário a forma como a empresa irá manipular seus dados pessoais: se existe programas de parceria, em que empresas parceiras podem ter acesso à base de dados, ou se a empresa não compartilhará essas informações com terceiros.

POP: POP é o protocolo padrão para acessar e-mails em um servidor.

Postmaster: Administrador do servidor de e-mails.

Prefixo do e-mail: É a parte do endereço de e-mail que está antes do símbolo @.

Preview panel: Painel exibido pelos programas de e-mail na mesma tela da lista de mensagens, que permite aos usuários visualizar o conteúdo antes de abrir as mensagens em novas janelas. Geralmente, os painéis de leitura podem ser configurados para serem exibidos horizontal ou verticalmente na tela.

Registro MX: É um recurso de DNS que especifica como os e-mails devem ser roteados. Os registros MX apontam para os servidores que recebem e-mails e definem a prioridade de cada um.

Relationship email (E-mail de relacionamento): Mensagem de e-mail onde o assunto principal é uma ação comercial como por exemplo uma compra, uma pesquisa sobre o atendimento ou solicitação de suporte, etc. Esta mensagem sempre é baseada em um relacionamento comercial entre o remetente e destinatário.

Reply-to: Endereço de e-mail que recebe as mensagens enviadas quando o usuário clica no botão ?responder? dos programas de e-mail. Pode ser diferente do e-mail utilizado no campo ?From?.

ROI (Return over Investment): É o cálculo realizado para obter o percentual de retorno sobre o investimento em uma determinada campanha de marketing. A fórmula utilizada para cálculo do ROI é:

ROI = Lucro - Investimento / Investimento X 100

Onde:

Lucro: valor monetário obtido com as conversões provenientes da campanha.
Investimento: Total (valor monetário) investido na produção e divulgação da campanha.

RSS: O termo RSS é usado para se referir aos padrões Rich Site Summary (RSS 0.91), RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0) e Really Simple Syndication (RSS 2.0). Usando RSS, você não precisa visitar diariamente seus websites favoritos em busca de novidades. Inserindo o endereço RSS fornecido pelo website em uma aplicação de leitura de RSS, você passa a ser notificado a cada novidade publicada sem a necessidade de acessar o website.

Segmentação: Em e-mail marketing, é o ato de separar ou organizar uma base de dados de acordo com perfis comuns entre as pessoas. Com uma base segmentada, é possível criar diferentes mensagens, direcionadas a cada perfil de público organizado através da segmentação.

Selective Unsubscribe (Desinscrição Seletiva): Mecanismo de cancelamento de assinatura que permite que o usuário determine quais mensagens não deseja receber. Ex.: o usuário pode escolher cancelar o recebimento de ofertas de produtos e continuar recebendo a newsletter da empresa.

Sender ID: Método de combate ao spam e fraudes virtuais muito parecido com o SPF, é baseado na identificação do remetente.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): SMTP é o protocolo mais utilizado para enviar mensagem entre servidores de e-mail.

SOA (Service-oriented architecture): SOA é um conceito onde aplicativos ou rotinas são disponibilizados como serviços na Internet ou Intranet de forma independente e se comunicam através de padrões abertos. O reuso dos códigos e a adaptação da arquitetura proporcionam diminuição de riscos de desenvolvimento, rapidez e significativa redução de custos.

SOAP (Simple Object Access Protocol): SOAP é uma das tecnologias utilizadas para aplicar os conceitos SOA. É um protocolo para intercâmbio de mensagens entre aplicativos na internet ou intranet. Em resumo, as mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo W3C.

Soft bounce (Retorno leve): Erro leve na entrega do e-mail. Este erro está relacionado a diversos erros temporários, como caixa postal cheia ou time out. Em geral, os e-mails que apresentam este erro podem ser reenviados.

Soft Opt-in: Contatos que não autorizaram expressamente o envio de mensagens por e-mail, mas que estabelecem ou estabeleceram uma relação comercial com você e/ou sua empresa: relações que resultaram em transações comerciais entre o remetente e o destinatário da mensagem, correspondência previamente iniciada por um indivíduo, incluindo a solicitação de informações, respostas a questionários de pesquisas, concursos ou contato offline.

Spam: Mensagem de e-mail que é enviada em massa e não foi solicitada pelo usuário.

SpamAssassin: É uma ferramenta antispam lançada sob a licença Apache 2.0 utilizada em servidores de e-mail e disponível para usuários finais utilizarem em suas aplicações de e-mail desktop. Assim como outras aplicações antispam, o SpamAssassin aplica um conjunto de regras de conteúdo às mensagens para filtrar aquelas suspeitas como spam.

Spamcop: SpamCop é um serviço gratuito, que permite aos usuários que receberam spam reportarem suas queixas, elas são enviadas para os provedores de serviço e os IPs dos remetentes são colocadas em DNSBLs.

SPF (Sender Police Framework): Este mecanismo trabalha com a validação de servidores "open relay" por domínio. Quando o servidor que está recebendo a mensagem identifica que o emissor é um "open relay" então, para verificar se o processamento da mensagem pode ser iniciado, uma consulta é feita no real servidor do remetente que verifica se o endereço do servidor emissor está autorizado a realizar o relay. O relay somente será aceito no caso do real servidor do remetente não possuir o configurado ou se possuir o endereço do emissor autorizado.

Spoofing: Prática de alterar o nome/endereço de e-mail do remetente para parecer que a mensagem veio de outro endereço.

Subject (Assunto): Assunto ou título da mensagem.

Subscribe (Inscrever-se): Processo de cadastramento em uma lista de e-mails, seja por solicitação através de e-mail ou preenchendo um formulário na web.

Subscriber (Inscrito): Pessoa que efetuou o cadastro para receber mensagens de e-mail marketing e newsletters.

Suppression file (Arquivo de supressão): Arquivo contendo uma lista de e-mails que foram retirados da lista principal porque o usuário solicitou o opt-out, ou então porque ele entrou em contato com um dos parceiros da empresa que enviou o e-mail e solicitou o descadastramento da lista.

Template: É a peça de e-mail marketing composta por código HTML e imagens. O template também pode ser compreendido como uma estrutura fixa que possui locais estratégicos para inserção de conteúdo, onde a cada novo envio de e-mail marketing, a estrutura é mantida, e apenas o conteúdo é alterado.

Teste A/B: Teste realizado antes do envio definitivo do e-mail marketing para duas pequenas partes da lista de clientes. O teste consiste em avaliar a melhor performance, por exemplo, do subject ou do conteúdo do e-mail.

Throttling: Prática de controlar quantos e-mails são enviados para um provedor ou servidor de e-mails em um determinado período de tempo. Alguns provedores ou servidores são configurados para bloquear o envio se receberem muitas mensagens do mesmo remetente em um curto período de tempo.

Tracking: É o ato de monitorar ou acompanhar a navegação de um usuário na internet. Em e-mail marketing, este monitoramento se inicia a partir da abertura do e-mail na caixa postal, seguido dos cliques nos links disponíveis no e-mail e visitas às páginas do website de destino.

Trigger-based: Tipo de mensagem de e-mail marketing em que são utilizadas informações sobre o momento de compra dos destinatários, que pode estar relacionado com fatores como oscilações na economia, comunicação sobre produto já adquirido ou momentos da vida do consumidor.

Unsubscribe (Desinscrever-se): Ver opt-out.

URL (Uniform Resource Locator): URL é o endereço de um site ou página na web, sempre inicia com http:// (ou https:// para uma página segura) e é seguido pelo www (ou outras variações, pois algumas URLs não foram configuradas para incluir esta informação).

Usabilidade: De acordo com a norma ISO 9241-11, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico. Quando relacionada à IHC (Interação Humano-Computador), a usabilidade refere-se à simplicidade e facilidade com que uma interface, programa de computador ou website pode ser utilizado.

Verp (Variable envelope return path): É uma técnica utilizada por alguns softwares de correio eletrônico para permitir a detecção e remoção automática de endereços de e-mail não entregues. Funciona usando um caminho de retorno diferente (também chamado de "remetente do envelope") para cada destinatário de uma mensagem.

Vírus: Programa ou código de programação que afeta ou intefere no sistema operacional de um computador e pode se espalhar para outros computadores utilizando mensagens de e-mail, downloads, etc.

W3C (World Wide Web Consortium): O W3C é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve tecnologias denominadas webstandards para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares, PDAs, eletrodomésticos, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

Web beacon: Imagem de 1 x 1 px adicionada a uma mensagem HTML e utilizada para monitorar sua visualização pelo destinatário. Ao abrir a mensagem e solicitar o desbloqueio das imagens, mesmo utilizando o painel de visualização rápida do Outlook ou outro cliente de email, o web beacon envia um sinal para o software de monitoramento e a informação de que o email foi visualizado é gravada.

Webmail: Aplicação em plataforma web utilizada para gerenciamento de e-mails. Gmail, Hotmail, UOL, BOL, Yahoo!, Terra Mail e Roundcube são exemplos de webmails.

Webservice: São serviços disponibilizados via web a fim de serem consumidos por qualquer sistema autorizado, independente da linguagem de programação utilizada. Estes serviços são compostos por funcionalidades segregadas de uma aplicação web, permitindo-se iunclusive o desenvolvimento de novas aplicações a partir do mash up de funcionalidades de um ou mais webservices. Os webservices são descritos em arquivos WSDL, que por sua vez são baseados em arquivos XML.

Whitelist: Whitelist é uma lista onde o usuário ou administrador de e-mails autoriza o recebimento de todas as mensagens enviadas por determinados IPs, domínios ou endereços de email.

Worm: Código nocivo que é entregue via arquivo executável anexado ao e-mail e que se espalha automaticamente enviando cópias desse arquivo para todos os e-mails que estão no catálogo de endereço do computador infectado.

WYSIWYG: WYSIWYG (acrônimo da expressão em inglês "what you see is what you get", cuja tradução remete a algo como "o que se vê é o que se obtém") é a interface gráfica que exibe a aparência final de um documento editado, como por exemplo, um editor HTML, que gera o código HTML mas exibe o layout a ser visualizado no web browser.

XHTML: Acrônimo para a expressão eXtensible HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto Extensível. É uma reformulação da linguagem de HTML, combinada com regras de XML. A reformulação do HTML nestes padrões foi necessária para que os novos dispositivos de acesso a web (TV, smartphones, celulares etc) pudessem exibir as páginas corretamente.

XML: eXtensible Markup Language ou Linguagem de Marcação Extensível. É uma linguagem de marcação, assim como o HTML e o XHTML, que permite a customização de tags de acordo com a estrutura hierárquica dos dados que serão apresentados num documento.

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