E-mail marketing responde por até 30% das vendas na internet

14/09/12


O e-mail marketing possui cada vez mais importância estratégica para as empresas de comércio eletrônico. Quando utilizado de maneira correta e relevante para os clientes, gera resultados que fazem a diferença no faturamento das empresas.

Mesmo as redes sociais serem a "onda" do momento, como mais um canal onde as empresas podem se comunicar, o email se mantém em alta com resultados positivos. Apesar da grande quantidade de mensagens circulando pela rede, a utilização inteligente do e-mail marketing faz a diferença.

Na ViajaNet, por exemplo, 30% das vendas são resultado direto das campanhas de e-mail marketing. O e-commerce focado em passagens áereas, hotéis e viagens possui uma base de dados com dois milhões de clientes cadastrados e as campanhas são segmentadas. Um consumidor que compra sempre passagens para uma determinada cidade receberá ofertas e promoções relacionadas a este destino.

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para as empresas e que está longe de se tornar uma tecnologia obsoleta. Alex Todres, da ViajaNet diz: "O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes que temos aqui. Mas ele só funciona se for relevante para o cliente".

Geração de tráfego e vendas

No Mukirana, o e-mail marketing tem importância fundamental. Os disparos são feitos todos os dias para cerca de 500 mil assinantes do site, especializado em leilões virtuais. O resultado é positivo, das 400 mil visitas que a página recebe todo mês, aproximadamente 22 mil são diretamente do e-mail. Carlos Barros, sócio-fundador do Mukirana, diz: "Hoje o e-mail representa o quarto no ranking dos geradores de visitas em nosso site. Para o nosso modelo de negócios, é uma ferramenta fundamental".

Uma das coisas que preocupa é a saturação de mensagens, mas é algo que qualquer canal de comunicação pode enfrentar se não for usado de maneira adequada. Nas campanhas realizadas pelo Mukirana, o e-mail possui o menor índice de rejeição. "Como em qualquer outro canal, temos que buscar maneiras de tornar o e-mail sempre mais atrativo. A saída não é desistir dele, e sim, aprimorá-lo", diz Carlos Barros.

O e-mail marketing também é uma ferramenta de destaque para o tráfego diário na Webfones. Os disparos são feitos de três a quatro vezes por semana, a partir de uma segmentação dentro da base de dados da empresa que hoje conta com cerca de 200 mil consumidores cadastrados. O e-mail representa de 10 a 20% das visitas do site.

"Nossa expectativa é dobrar esta base de dados até o final deste ano. Decidimos diariamente o que será enviado e trabalhamos com estratégias segmentadas. Quem comprou recentemente um smartphone da marca X, receberá promoções e lançamentos de acessórios compatíveis. Isso aumenta muito a taxa de conversão", diz Guilherme Ribeiro, sócio-fundador da loja especializada em celulares e acessórios.

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