Configurações de autenticação de remetente

28/01/15


Autenticação de remetente

As configurações de autenticação de remetente são diretrizes básicas para o envio de e-mail marketing focado na entregabilidade. Através destas configurações, os principais ISPs (Hotmail, Gmail, Yahoo, etc) identificam que a plataforma de e-mail marketing (ESP) está autorizada a realizar envios em nome de seus clientes.

A ausência destas configurações pode fazer com que os seus envios sejam interpretados como SPAM ou Phishing pelos provedores dos destinatários.

A Target Box recomenda fortemente que seus clientes enviem e-mails com as devidas configurações de DNS no domínio utilizado como remetente.

Desta forma, com a finalidade de otimizar o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing, recomendamos que abra uma requisição junto à sua equipe de TI para que publiquem, na zona de DNS do seu domínio, as configurações de SPF, Sender ID, DKIM/DomainKeys, ADSP, DMARC e CNAME, para incluir os dados da Target Box, conforme abaixo:

Para o SPF (Sender Policy Framework)

Nome/Host: seudominio.com (deixar em branco ou colocar ponto ou @ conforme o gerenciador de DNS)

Tipo: TXT

Conteúdo: v=spf1 a mx include:_spf.targetbox.com.br -all

Obs.: Caso já exista um registro SPF o mesmo deve ser editado adicionando o argumento include:_spf.targetbox.com.br ao registro.

Exemplo: v=spf1 a mx include:_spf.outrodominio.com.br include:_spf.targetbox.com.br -all

Para o DKIM (Domain Keys Identified Mail)

Nome/Host: server._domainkey

Tipo: TXT

Conteúdo:

v=DKIM1; t=s; g=*; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDA6jFMUwmEfTPi6gQXUqA5ZlKWzB+Y+5LqBsmjBr3HVz1wbtqg5rWAu4hsEOsG8+8Z+D0bsD+djLmjffi4PBdKwWSRqwln48LbB4KW+bqHEaHdlmYVhDWLSmy1rHtbpEstFHOMLGSvMTrPGnlFSbs+CdhLvzvWgCbrPmSifrrZjwIDAQAB

Para o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance)

Nome/Host: _dmarc

Tipo: TXT

Conteúdo: v=DMARC1; p=quarantine; aspf=r; rua=mailto:[email protected]

Para o CNAME (Necessário para links personalizados com o domínio)

Nome/Host: colocar aqui o app designado (ex.: app2)

Tipo: CNAME

Conteúdo: app2.targetbox.com.br (colocar ponto no final do domínio conforme o gerenciador de DNS)


Todos os IPs dedicados utilizados nos MTAs de envio já estão com o DNS Reverso configurado.


Estas configurações são necessárias para que seu provedor de hospedagem autorize nossos servidores a enviar e-mails em nome do seu domínio, sendo considerado como legítimo pelos provedores dos destinatários, evitando assim problemas de entregabilidade por falta de autenticação de remetente. Se desejar utilizar mais de um domínio para disparo, basta repetir os mesmos procedimentos para cada domínio, em seus respectivos provedores de hospedagem.

Lembramos que domínios de provedores gratuitos, tais como Hotmail, Gmail, Yahoo entre outros, não permitem o envio de mensagens através de redes externas, portanto endereços de e-mail destes provedores não devem ser utilizados como remetente na plataforma. Deve ser utilizado um domínio próprio devidamente configurado conforme as instruções acima.

O endereço de resposta utilizado nos disparos das campanhas pode ser qualquer e-mail de sua preferência, não sendo obrigatório pertencer ao mesmo domínio de remetente. No entanto, favor utilizar um endereço válido.

Endereços de e-mail para receber e-mails com erro e queixas de spam (Opcional - Atualmente o sistema faz estas tarefas internamente)

Para o endereço que será utilizado para o processamento de bounce (e-mails devolvidos com erro), recomendamos solicitar à sua equipe de TI para criar um novo endereço de e-mail específico para este fim, como exemplo [email protected] O endereço de bounce pode ser qualquer nome, desde que seja do mesmo domínio do remetente e criado especificamente para receber e-mails retornados com erro.

Para o processamento automático de queixas de spam, orientamos para que seja criado um endereço de e-mail para esta finalidade, conforme especificações da resolução RFC 2142, sendo este denominado [email protected]

Após realizar as configurações, favor informar nossa equipe de suporte, para a realização dos testes de autenticação. Se preferir, pode nos passar os dados de login do painel onde está hospedado o domínio, que nossa equipe de suporte realiza as configurações, já realizando os testes em seguida.

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