Códigos numéricos de resposta e erro SMTP

14/05/15


O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo de transmissão de e-mails em conexão ponto a ponto. Os códigos de resposta e status SMTP informam se um determinado e-mail foi transmitido com sucesso ou não, indicando em caso negativo o motivo que gerou a falha através de um código numérico retornado ao remetente.

As mensagens retornadas com códigos de erro STMP geradas pelos provedores e serviços de e-mail são úteis para o diagnóstico e solução de problemas com entrega e entregabilidade de e-mails, tais como:

? Destinatários inexistentes.

? Mensagens identificadas como spam ou infectadas por vírus.

? Domínios e IPs de remetentes identificados como fonte de spam.

? Mensagens que violam aspectos da política de e-mails das empresas, como por exemplo, a utilização de palavras-chave proibidas ou linguagem inapropriada.

No sistema da Target Box os códigos de erro SMTP são utilizados para o processamento automático de e-mails retornados com erro. Um endereço de e-mail exclusivo é utilizado para receber as mensagens de erro que posteriormente serão acessadas pelo sistema para a higienização das listas de contatos. Conforme o código de resposta SMTP encontrada, a mensagem é classificada como soft bounce ou hard bounce, se for hard bounce, o endereço com erro é desativado da lista de contatos, já no primeiro envio. Se um endereço de e-mail for classificado como soft bounce 3 vezes consecutivas, passa a ser hard bounce e também é desativado da lista de contatos.

Caso acesse a caixa de correio utilizada para receber as mensagens com erro, irá se deparar com diversos e-mails com títulos como "Undelivered Mail Returned to Sender", "Mail Delivery System", "Delivery Report", "Delivery Status Notification" e similares. Embora os códigos de erro sejam criados para serem lidos por máquinas, é útil entender a que os códigos de resposta e os códigos de status se referem para solucionar problemas na entrega e entregabilidade de e-mails.

Exemplo mensagem de erro SMTP

Estrutura dos códigos de resposta e status

As mensagens do protocolo SMTP possuem 3 dígitos, cada um com um significado específico. O primeiro dígito indica se a resposta foi boa, ruim ou incompleta. Um cliente SMTP comum pode determinar a sua próxima ação (processo pronto, refazer, restringir, etc.) pela simples verificação do primeiro dígito. O remetente SMTP que desejar saber exatamente qual é a espécie de erro encontrado (ex.: mail system error, command syntax error), irá examinar o segundo dígito, reservando o terceiro dígito para uma informação mais específica.

Todas as mensagens SMTP seguem um formato básico, no qual cada dígito nos códigos de erro e códigos de status indica um nível diferente de detalhe, como mostrado abaixo:

Código de respostaCódigo de statusTexto da resposta
xyzx.y.zString de texto

Códigos de resposta

Todas as respostas de transição de e-mail têm como prefixo um código 4yz ou 5yz que indica o tipo de erro:

? 4yz = conclusão negativa temporária: nenhuma ação necessária; o remetente repetirá a ação.

? 5yz = conclusão negativa permanente: ação exigida.

O segundo dígito no código indica a categoria de resposta:

? x0z = erros de sintaxe

? x1z = respostas a solicitações de informações

? x2z = erros do canal de transmissão

? x3z = não especificado ainda

? x4z = não especificado ainda

? x5z = status do sistema de e-mail

O terceiro dígito no código indica um refinamento do significado de cada categoria especificada pelo segundo dígito.

Códigos de status

Os códigos de status fornecem informações adicionais. Cada dígito nesses códigos tem um significado específico: o primeiro dígito indica a classe do código, o segundo dígito indica o assunto e o terceiro dígito fornece mais detalhes.

? x.0.z = não identificado

? x.1.z = status do endereçamento

? x.2.x = status da caixa de correio

? x.3.x = status do sistema de e-mail

? x.4.x = status da rede e do roteamento

? x.5.x = status do protocolo de entrega de e-mails

? x.6.x = status do conteúdo ou da mídia da mensagem

? x.7.x = status da segurança ou da política

Strings de texto

O último campo contém uma string de texto que descreve o erro em formato texto que pode ser lido por humanos, diferente dos códigos, que são criados para serem utilizados por programas.

Exemplo:

421, "4.4.5", Servidor ocupado, tente novamente mais tarde

O código de resposta 421 indica um erro temporário referente ao canal de transmissão que contém uma solicitação de informações.

O código de status 4.4.5 indica um erro de rede e roteamento temporário que afeta o status do protocolo de entrega de e-mails.

Para mais informações sobre os códigos de resposta e status SMTP, consulte o RFC 5321 e o RFC 1893.

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e artigos sobre e-mail marketing.


* Nome
* E-mail

Twitter