Reputação de remetente



Reputação de remetente

As corpora√ß√Ķes, provedores de e-mail e entidades que combatem o spam na rede, postularam a seguinte equa√ß√£o: e-mail marketing = confian√ßa + reputa√ß√£o. √Č de responsabilidade dos remetentes conquistarem sua reputa√ß√£o, atrav√©s da aplica√ß√£o das boas pr√°ticas de e-mail marketing.

O passo inicial para adquirir a confiança dos provedores de e-mail é a adoção dos métodos de identificação do remetente, que são: SPF (Sender Policy Framework), Sender ID e DKIM (DomainKeys Identified Mail). A identificação do remetente cria uma linha que separa os e-mails enviados pelos bons profissionais dos que são enviados pelos spammers. Este processo é imprescindível para adquirir a confiança dos provedores.

Também é necessário que o processo de opt-in seja transparente (de preferência double opt-in), e que o processo de opt-out realmente funcione, e seja preferencialmente alcançado com apenas um clique. Isso garantirá que suas bases de contatos sejam somente de pessoas realmente interessadas em receber seus e-mails. A ausência de um link de descadastramento da lista no rodapé da mensagem poderá fazer com que os destinatários cliquem no botão "marcar como spam", influenciando negativamente na sua reputação de remetente.

O passo seguinte é fazer com que suas bases de contatos tenham um baixo índice de endereços inválidos. Enviar uma mensagem em massa para vários e-mails inexistentes é um comportamento típico de spammers, e é percebido pelos provedores de e-mails. Existem alguns sistemas antispam que são configurados para monitorar e limitar a quantidade de e-mails inválidos e, se o remetente ultrapassar uma quota previamente estipulada, as mensagens restantes são rejeitadas.

A reputa√ß√£o de remetente √© conquistada ao longo do tempo com base no seu comportamento e no comportamento do destinat√°rio. Quanto mais usu√°rios interagirem com as suas campanhas de e-mail, melhor ser√£o vistos os seus dom√≠nios e IPs de envio por parte dos provedores. Por outro lado, √© importante que o conte√ļdo seja relevante e desperte a aten√ß√£o de quem est√° recebendo o e-mail, porque mesmo existindo o otp-in, se os destinat√°rios passarem a n√£o mais abrir suas mensagens, por falta de interesse, isto ser√° visto negativamente pelos provedores dos destinat√°rios, ao interpretarem a mensagem como indesej√°vel. Com isso, os pr√≥ximos envios poder√£o ser encaminhados diretamente para o lixo eletr√īnico. Uma dica interessante que se aplica neste caso √© a utiliza√ß√£o de listas segmentadas, aumentando assim as chances da sua mensagem ser aberta.

Jamais utilize listas compradas ou adquiridas de alguma forma de terceiros, estas listas est√£o cheias de e-mails inv√°lidos e os famigerados spamtraps, que s√£o e-mails utilizados como armadilha pelos provedores para saber se o remetente est√° extraindo endere√ßos aleatoriamente na internet. Esta t√©cnica consiste em espalhar em pontos estrat√©gicos da rede endere√ßos que possam ser coletados pelas pessoas que est√£o pretendendo enviar e-mails n√£o solicitados, caracterizando pr√°tica de spam. H√° dois tipos de spamtraps, os que s√£o criados e espalhados na rede para serem coletados, e tamb√©m e-mails que um dia foram ativos, mas que ao serem desativados pelos seus donos foram transformados em spamtraps. Este segundo tipo √© muito mais dif√≠cil de controlar, pois mesmo que sua lista tenha sido sempre totalmente opt-in, contatos que n√£o interagem mais com suas mensagens nos √ļltimos meses podem se transformar numa amea√ßa √† sua reputa√ß√£o.

Por fim, seguir à risca o Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing na criação e envio das campanhas, para garantir que estará realizando corretamente todos os passos para conseguir uma boa reputação de remetente.




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