Entregabilidade



Para que as mensagens sejam entregues na caixa de entrada dos destinatários, há um conjunto de fatores que devem estar em concordância, indo desde configurações de DNS do domínio utilizado como remetente (SPF, Sender ID, DKIM/DomainKeys, DMARC, CNAME e rDNS), até a forma como as campanhas são criadas, como por exemplo, porcentagem de html em relação a texto e imagem, ausência de link de descadastramento (opt-out), expressões fiscalizadas por filtros antispam, etc.

Se hoje, além de você ter as suas mensagens encaminhadas para o lixo eletrônico, estiver sendo bloqueado, ou seja as suas mensagens são simplesmente descartadas não indo nem para a caixa de spam, pode ser devido à reputação do domínio utilizado como remetente ou à reputação dos IPs de saída, que estão comprometidos, ou então os filtros antispam estão classificando os templates utilizados nas campanhas com 5.0 pontos ou mais. Também queixas de spam frequentes por parte dos destinatários podem influenciar na reputação de remetente, bem como a qualidade das listas de contatos, por exemplo, se houver muitos e-mails retornados devido a erros suas mensagens passam a ser rejeitadas pelos provedores.

Em nossos planos dedicados, além do sistema de envio que conta com todos os recursos necessários para a criação, envio e acompanhamento de campanhas (estatísticas), está incluso uma ferramenta de monitoração de reputação de remetente onde é possível visualizar com maior transparência as entregas das mensagens realizadas pelo sistema de envio, obtendo informações vitais como a reputação de cada IP de saída, que por ser de uso exclusivo não corre o risco de ser "queimado" por outros remetentes, ficando a boa reputação dos IPs dependendo apenas de suas ações, quantidade de spamtraps (e-mails armadilha) presentes nas listas, listagem dos IPs em Blacklists, entre outros dados importantes que ajudam a descobrir quais são os detalhes que precisam ser corrigidos.

Com estas informações em mãos, juntamente com as outras métricas utilizadas para verificar o andamento das campanhas, tais como taxas de abertura, cliques, descadastramentos etc, haverá mais subsídios para poder avaliar melhor todo o processo de e-mail marketing, os resultados e o que deve ser corrigido em futuras campanhas para conseguir construir reputação e ter suas mensagens entregues sempre na caixa de entrada.

Uma lista que define os pré-requisitos mínimos para se obter sucesso na entrega das campanhas de e-mail marketing pode ser visualizada abaixo:

• Domínio de remetente próprio e DNS/rDNS configurado (SPF, Sender ID, DKIM/DomainKeys, DMARC e CNAME);
• IPs rotativos com regras especiais de entrega;
• Boa reputação do domínio de remetente e dos IPs de envio;
• Template com pontuação menor que 5.0 nos testes antispam;
• Presença do link obrigatório de descadastramento (opt-out);
• Assunto da mensagem atraente e sem expressões fiscalizadas;
• Segmentação das listas de contatos por interesse (engajamento);
• Listas de e-mails opt-in, sem erros ou spamtraps (e-mails armadilha);
• Domínios e IPs não listados em Blacklists;
• Utilização de endereço de e-mail próprio para processamento de e-mails com erro;
• Criação de endereço para queixas de spam ([email protected]) e configuração de Feedback Loops;
• Domínio com Acreditação de envio mediante Certificação (opcional, necessário histórico de envio de 90 dias);
• Imagens e links hospedados em servidores com protocolo HTTPS (Postini).
• Links personalizados com o mesmo domínio de remetente.

Ainda assim, se destinatários resolverem clicar na opção "marcar como spam" existente nos clientes de e-mail, tais como Hotmail, Gmail e Yahoo, pode acontecer de futuramente seus envios irem para a caixa de spam, por isso é muito importante enviar e-mails apenas a quem está realmente interessado no conteúdo das mensagens, para assim conseguir engajamento nas suas ações de e-mail marketing, ou seja, despertar o interesse do prospecto de forma que ele interaja com frequência com os e-mails enviados, estas interações são observadas pelos provedores dos destinatários e são muito importantes.


Entregabilidade Email Marketing

Temos parceria com os principais provedores onde eles nos informam os endereços que se queixaram de spam, através de Feedback Loops, dando-nos a chance de retirar das listas o endereço que se queixou, antes de ser punido. Caso envie novamente para um destinatário que já reportou a mensagem anterior como spam, então pode acontecer o bloqueio dos IPs. Também com isso pode ter os IPs incluídos em Blacklists importantes, como o BarracudaCentral.org, que é consultado por praticamente todos os grandes provedores.

Por fim, recomendamos conhecer profundamente e estar atento a todas as recomendações do CAPEM - Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing, para se assegurar de estar fazendo tudo corretamente.




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