Disposable Email Address e seu efeito no e-mail marketing



Disposable Email Address

Disposable Email Addresses ou endereços de e-mail descartáveis são endereços de e-mail criados para serem utilizados em situações onde não se deseja informar o endereço de e-mail principal ao se cadastrar em sites diversos como fóruns de discussão ou sites de downloads, entre outros, quando não se conhece a idoneidade desses sites e pretende-se manter a privacidade contra possíveis spammers que poderão ter acesso ao e-mail utilizado no cadastro.

Há dois tipos de e-mails descartáveis, os que permanecem ativos até que sejam descartados e os que são programados para se autodestruírem automaticamente. A utilização de um o outro tipo depende das intenções que estão por trás da criação de um endereço dessa natureza. De modo geral, os principais motivos da utilização destes endereços são o combate ao spam, ao roubo de identidade e à privacidade.

Endereço de E-mail Descartável (Disposable Email Address)

O termo "endereço de e-mail descartável" refere-se a endereços que não têm valor de longo prazo para o criador ou proprietário. Eles são geralmente criados com um propósito limitado, e podem ser facilmente descartados. Com o aumento da popularidade de sites baseados em assinatura, fóruns de discussão, varejistas online e sites de notícias, muitas pessoas querem ter acesso a estes sites sem correr o risco de receber um dilúvio de e-mails posteriormente em sua caixa de entrada ao não ser respeitado o seu desejo de receber ou não tais mensagens por parte dos donos desses sites, ou até mesmo de ter seu endereço incluso em listas comercializadas ou repassadas a terceiros.

Os consumidores muitas vezes usam endereços de e-mail descartáveis para tirar partido das ofertas especiais ou ter acesso ao conteúdo de um site sem ter que usar os seus endereços de e-mail pessoal ou empresarial ao completar formulários de inscrição. Endereços de e-mail descartáveis podem permanecer válidos até que você os descarte, e também podem ser utilizados para receber e-mails e encaminhá-los para o seu endereço principal que irá manter-se em sigilo perante os remetentes.

Endereço de E-mail Temporário (Temporary Email Address)

Endereços de e-mail temporários, por outro lado, expiram automaticamente ao longo do tempo. Há muitos serviços específicos on-line que oferecem esses endereços, muitas vezes gratuitamente. Ao se obter um desses endereços, estabelece-se um prazo que pode expirar um endereço depois de vinte minutos, ou um mês, ou depois de receber um determinado número de e-mails. Diferente dos e-mails descartáveis que não tem prazo de expiração, endereços temporários são usados para casos em que irá precisar do e-mail apenas uma ou poucas vezes, não sendo necessário a permanência do mesmo.

Bom para o consumidor, ruim para as empresas

Apesar desses e-mails serem benéficos para as pessoas que os usam, eles apresentam riscos para empresas sérias que enviam e-mails de acordo com as boas práticas. Enviar para uma lista que contém muitos endereços desse tipo apresenta poucos benefícios para o remetente. Se o endereço expirou, você vai ter um hard bounce. Para os endereços que permanecem ativos por tempo indeterminado, as mensagens enviadas a eles podem ir para uma pasta filtrada, onde serão ignorados. Se um e-mail não chegar até a caixa de entrada, o potencial do destinatário interagir é muito baixo. Se os provedores dos destinatários notarem a sua mensagem sendo enviada para endereços que não interagem ou para domínios conhecidos como descartáveis ou temporários, a sua reputação poderá cair. Alguns provedores também podem utilizar endereços de e-mail descartáveis para criar um "alias" para um spamtrap, e espalhar esses endereços em honeypots na internet sem expor seus próprios domínios e assim passar despercebidos pelos spammers.

Influência nas métricas e estatísticas

Estes endereços podem drasticamente impedir os esforços para se chegar a potenciais clientes ou contatos. Não se limita a reduzir o seu alcance eficaz aos clientes e contatos, mas pior ainda, também distorcem a análise de estatísticas. Por exemplo, sua equipe pode ter taxas elevadas de inscrição, mas com apenas uma pequena fração dos destinatários e assinantes realmente lendo seus e-mails.

Em e-mail marketing a qualidade supera a quantidade, e estes tipos de endereços de e-mail são inegavelmente prejudiciais para atrair leads de qualidade. E-mails descartáveis e temporários irão impactar diretamente na taxa de abertura e cliques e consequentemente no engajamento de suas campanhas, e aumentam o risco de reduzir as taxas de entrega e métricas gerais de entregabilidade. Isso significa menos mensagens entregues na caixa de entrada além da quantidade de bounces mais altos que podem levar você a ficar marcado como um spammer aos olhos dos provedores.

Prevenção

Por mais que se utilize formulários double opt-in para a captação de e-mails, não se está livre de acabar com algum endereço desse tipo em sua base de e-mails. É importante manter sua lista de e-mails higienizada e conhecer ao máximo possível os endereços que a compõem. Esse é um tipo de situação que legitima a existência de serviços online especializados em limpeza de listas, afinal de contas você não tem culpa se algumas pessoas utilizam esses e-mails em seus formulários double opt-in.

Você pode rejeitar submissões de formulário que contêm domínios temporários nos endereços. Há referências on-line que listam esses domínios de e-mail temporários, bem como serviços que ajudam especificamente no bloqueio desses domínios.

A rota preventiva mais eficaz para evitar ter pessoas usando endereços temporários com você é entender por que eles estão fazendo isso. Muitas vezes as pessoas fazem isso porque eles geralmente não confiam, ou se antecipam ao achar que vão receber muitos e-mails. O que você precisa fazer primeiro é estabelecer a sua credibilidade com os seus destinatários e assinantes.

A concepção global dos seus sites e formulários de inscrição devem ser a sua primeira preocupação. Informações de contato presentes de forma clara em seu site e formulários de inscrição irão assegurar-lhes que você vai proteger a sua privacidade com afirmações como "nunca iremos recolher os seus dados para ser alugado, vendido ou compartilhado".

Forneça links para ler as políticas de privacidade e antispam, para que as pessoas saibam exatamente o que você está pretendendo enviar, se haverá e-mails posteriores, e qual a frequência que está pretendendo enviar. Deixe claro a opção de opt-out e de que irá respeitar caso decidam sair da sua lista de e-mails.

Finalmente, siga rigorosamente e minuciosamente as boas práticas de e-mail marketing baseado em permissão. Lembre-se: os destinatários de e-mail que lhe dão permissão explícita para o envio de e-mails posteriores a eles, estão fazendo isso porque eles estão interessados ​​no que você tem a dizer e no que tem para oferecer. Eles são os mais propensos a formar a sua lista de e-mails de qualidade que você e a sua equipe de vendas desejam.




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