A import√Ęncia do engajamento no e-mail marketing



Engajamento no e-mail marketing

Em tempos em que o e-mail marketing √© uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital, destacar-se perante √† concorr√™ncia n√£o √© uma das tarefas mais f√°ceis. Com as empresas buscando cada vez mais melhorar os resultados de suas campanhas de e-mail marketing, foi surgindo um termo muito comentado durante os √ļltimos meses, trata-se do engajamento do remetente com o destinat√°rio.

Em e-mail marketing, engajamento quer dizer conseguir a fideliza√ß√£o do usu√°rio. Para atingir este objetivo, √© necess√°rio ser relevante no conte√ļdo de forma que ele goste de receber as mensagens e fique sempre na expectativa de receber os pr√≥ximos e-mails. Esse comportamento do usu√°rio mostra que a estrat√©gia de envio de e-mails est√° indo pelo caminho correto, e √© percebido pelos provedores dos destinat√°rios que passam a entregar as suas mensagens sempre na caixa de entrada destes contatos que interagem com suas campanhas.

O desafio então é fazer com que o contato interaja com sua peça de e-mail marketing, através de aberturas, cliques e mantendo-se na sua lista para receber mais e-mails, e sempre interagindo com eles. Para alcançar este objetivo, suas campanhas devem ser relevantes ao usuário, que continuará interagindo devido a um real interesse no que você está enviando a ele, dessa forma o remetente será visto com bons olhos pelos provedores de e-mail, e sua reputação como remetente vai melhorando com o tempo.

Portanto, é fundamental que haja interação entre remetente e destinatário para conseguir engajamento e consequentemente obter a entrega das mensagens sempre na caixa de entrada dos usuários.

Dicas para construir engajamento

Engajamento no e-mail marketing

O primeiro passo √© conhecer muito bem a sua base de contatos, separar os endere√ßos em grupos de interesses espec√≠ficos e passar a atuar de forma segmentada em rela√ß√£o a estes grupos. Recomendamos utilizar os relat√≥rios do sistema para monitorar o comportamento dos contatos em rela√ß√£o √†s campanhas de e-mail enviadas e tamb√©m dentro do ambiente do seu site. Contatos que j√° faz muito tempo que n√£o abrem seus e-mails, podem ser interpretados como desinteressados, ent√£o mesmo que um dia ele tenha assinado seu mailing, esse desinteresse pode refletir de forma negativa diante dos provedores de e-mail. Estes endere√ßos s√£o conhecidos como "greymails", pois s√£o opt-in, mas as campanhas n√£o est√£o sendo relevantes para o destinat√°rio, que tamb√©m n√£o se descadastra da sua lista mas tamb√©m n√£o interage com os e-mails. Com o tempo, as mensagens come√ßar√£o a ser entregues no lixo eletr√īnico deste usu√°rio.

Crie e-mails autom√°ticos (autoresponders), baseados em regras de neg√≥cios e a√ß√Ķes dos contatos. Busque o real interesse do usu√°rio, verificando tamb√©m se ele j√° comprou no seu site no mesmo per√≠odo do ano anterior, resgatar ent√£o essa compra e dar dicas do que poderia comprar neste ano. Se enviar uma campanha oferecendo um produto que o contato j√° tenha adquirido, passar√° a impress√£o de que sua empresa trata a comunica√ß√£o com os usu√°rios de forma gen√©rica, n√£o se importando com o que cada um deseja especificamente. Estas s√£o formas de manter o relacionamento com o cliente sem massificar, a estrat√©gia √© baseada em uma regra de neg√≥cios e nos dados do cliente.

Por fim, o ponto de partida para se conseguir engajamento é a utilização das boas práticas recomendadas para o e-mail marketing. A ferramenta não deve ser usada apenas para prospecção, mas também como um mecanismo de comunicação com o usuário. Uma boa campanha tem como objetivo criar relacionamentos duradouros, ser relevante, conveniente, prestativa, informativa, importante, trazer benefícios e ser bem vista e desejada pelos destinatários.




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